22 de out. de 2007

Outro





As vezes eu queria sair de mim e entrar no outro completamente.
Fazer-me entender cristal, limpidez, claridade e plenitude.
Comunicação sem ruídos.
Compreensão aberta, absoluta. Total.
Há em mim a consciência do outro. Há a presença do outro, a atração gravitacional que ele exerce. Mas não há, lampejante que seja, a sua compreensão.
Não sei nada de qualquer outro. Tudo o que sei é de mim mesmo.
Ainda assim, eu quero o outro. Desejo alcançá-lo, quero que seja tocado pelo que está fora dele e dentro de mim. Entender e ser entendido, sem interferências. Transmitir o que se pensapassa por aqui.
Preciso loucamente. Necessito insólita e insoluvelmente da compreensão profunda e extraordinária. Quero estar no outro assim como quero que ele esteja em mim. Quero saber. Quero conhecer todos os segredos detalhados e subjacentes. Quero transparências e reflexos, planície e literalidade, sem floreios ou ornatos. Quero ser claro.
Sair de mim e entrar no outro. Saber o outro como me sei e, sabendo, convencer-me de que não o sou. Atingir e ser atingido. Quero levar algo mais do que a simples lembrança vaga. Quero conhecê-lo. Quero compreender, sem meias palavras, sem arestas, sem dúvidas.
O que é isso de ser uma ilha?
Acabar onde acaba a pele. Cercado de tudo sem que se possa razoavelmente ter contato. A vida toda passando diante dos olhos e nada.
Não fica nada? Não resta nada de tudo o que houve?
Não é possível que seja só isso. Não é possível que seja tão pouco.
Quero saber de tudo o que não me é dado. Eu quero entender. Quero compreender o que não cabe em mim. O que esta fora de mim. Quero trazê-lo para dentro, metabolizar e incorporá-lo.
Eu quero o outro tanto quanto a mim mesmo.
Quero sabê-lo como ele mesmo se sabe e assim como quero que me saiba também. Sem equívocos.
È preciso a plena comunicação. A total intelecção do que é distante e do que está fora. É preciso a verdade transparenciosa do pensamento, sem manipulações. O pensamento limpidamente bruto.
É preciso a rigorosa assimilação, a verdadeira abrangência, a superior percepção. È preciso o outro que não se contêm e nem será contido, mas que se faz possível de compreender.
É preciso entender antes que seja tarde, antes que o tempo se torne pesado e que já não haja mais oportunidade. É preciso agora mais do que nunca. É preciso.
Comunicação sem ruídos. Mensagem direta e clara.
Quero comigo o que está fora de mim.
Saber de tudo o que não me é dado.
Eu quero compreender.

24 comentários:

Anônimo disse...

oi
eu tbm queria ter um outro eu para poder fugir
bj

r.farias disse...

Seria uma troca eterna ... imagine se vc ao passar para o outro ... e n ficasse satisfeito ... terminaria pulando de um a um ate achar as resposta !!
abraço

ComputerDicas disse...

Vamos fugir desse lugar !!!
by Skank :P

[?] disse...

"Perdoai-vos, ó Pai, porque eles não sbem o que fazem" e muito menos o q dizem...

Jonathan disse...

Seu anseio também é o meu.
A dissolução do eu no tu. A plena dissolução. Ser eu e tu ao mesmo tempo. Mas é algo difícil...(pra não dizer impossível)
O problema do outro é uma das temáticas da filosofia sartreana. Leia algo sobre isso. A visão dele é meio pessimista, mas nem por isso desimportante. Leia também "EU E TU" de Martin Buber. Ele trabalha a questão dialógica do eu com o tu.

Parabéns pelo blog e se quiser dê uma olhada no meu.

Net Esportes disse...

muito bom, bela escolha das palavras.....

Renata Andrade Chamilet disse...

não sinto a necessidade de saber de outro, contento-me com tentar me conhecer, o que por sinal não é tarefa das mais simples. E depois disso, vem o me aceitar, o me respeitar, o me amar. Nossa! O outro tá em milésimo plano!

Anônimo disse...

tbm gostaria que isso fosse possivel... mas será q eu iria gostar da mudança? uhauah complicado.. muito bonito o seu texto.. envolvente #)

Anônimo disse...

Gostei o seu blog, Parabéns!

Hoje foram colocados carros:

Aston Martin DBR9

Dodge Viper Competition Coupe

Mazda 3 MPS Extreme

Tenha uma boa quarta,
Abraço

http://autoswallpaper.blogspot.com

Joice Kelly disse...

que delicia de texto! falo pelo modo em que foi escrito apesar de nao concordar muito com o fato de que queira ser outro.. sendo vc mesmo, es uma pessoa muito interessante, nao precisas ser outro!

Antonio † disse...

as vezes queria ter outro eu
as vezes queria ser outra pessoa
as vezes queria morrer
as vezes até queria nunca ter existido

mas acho que o melhor mesmo seria consertar essa vida atual e tentar ser feliz nela... o meio não ajuda de modo algum mas tentar é sempre bom, já que, a menos que você se suicide, é impossível ter outra vida ou trocar de alma.

texto legal ;]
flw

Gustavo Antoniassi disse...

Gostei mto do texto...
teu blog tah mto da Hr..

continue com textos assim, curto mto
...


floww

Marcos Gervazoni disse...

Viajou..hUAHuhaUHAU!!!

Marcos Gervazoni disse...

Na verdade era p/ ter saído: VIAJEI..não VIAJOU, hehehem Desculpa.

jv disse...

Interessante seu texto...
As vezes não precisamos necessariamente "ser o outro" ou " estar em sua pele, para compreendê-lo. é necessário antes, compreender a nós mesmos!

Anônimo disse...

Tamb�m quero isso tuuuuudo a� sabia!?
� pra isso que eu vivo!
� por isso que eu respiro!
E em prol dessas respostas que eu ei de lutar at� meu ultimo suspiro!

Ah.. e adorei teu coment�rio sobre "o caminho da felicidade" ^^

muito obrigada, voltei sempre ^^

young vapire luke lestat disse...

Poetico, mas impossivel....
imagina se isso fosse possível para onde iria nossa privacidade.......

belissimo texto



[]s L.Sakssida

Anônimo disse...

Não me conheço completamente e vou morrer sem sendo assim. Não preciso de outro, prefeiro fazer ser melhor que outro.

Confuso?

http://digaoquequiser.blogspot.com

Anônimo disse...

não entendi nada...
mas pelo visto não fui a única...

as pessoas levam tudo num sentido muito literal, eu acho hahaha

bjos

Ninguém disse...

Acho que teu anseio é um anseio universal, fugir de si mesmo, ter um abri contra si mesmo mas sempre poder retornar!

Zanfa disse...

Bem profundo, belo texto.

Eolo, Senhor dos Ventos... disse...

Muitaz vezes, é necessário se entender para entender melhor o que há ao nosso redor.
Bom texto.
Seu blog é bem simples... bom isso, facilita a leitura.

KK disse...

Eu acho que pouquíssimos entenderam a proposta do seu texto, como sempre.

Rodrigo, cada vez que eu entro aqui vejo mais comentários...
eu sei que você se diverte com isso... hahahahaha

a comunicação é uma arte, e numa arte a compreensão nunca é absoluta!

Anônimo disse...

-
hey ^^
Obrigada por comentar..
Ali�s..
O SEU COMENT�RIO: "Auto-confian�a �tima! Acreditar em si mesmo � muito bom! Ter consci�ncia dos pr�prios limites e possibilidades demonstra auto-conhecimento e maturidade. Mas... "Azar daqueles que n�o t�em o privil�gio de me ver al�m do que os olhos podem ver!" ...Acho q vc exagerou, hein!"...................................................................... A MINHA RESPOSTA:
- Desculpe-me , mas n�o vi nenhum exagero o.O N�o s� eu .. Mas NINGU�M � s� mat�ria Ali�s, a mat�ria n�o � nada; � s� uma representa�o, na maioria das vezes equivocada de quem voc� � por DENTRO! Quando eu digo "Azar daqueles que n�o t�em o privil�gio de me ver al�m do que os olhos podem ver!" ... Me refiro � isso; de ver al�m da mat�ria, al�m do �bvio, al�m do que � considerado irreal! E assim � com tooooooodo ser-humano, ele guarda algo dentro de si que n�o � poss�vel de ser visto por algu�m insensc�vel! .. E azar sim; daqueles que s� v�em o que eu pare�o ser; o que � insignificante comparado ao que cada um de n�s guarda no fundo da alma!
..........................
Espero que tenha entendido ^^
De qualquer forma, teu blog � muito interesante ;*